Perguntas Frequentes

Última atualização em 20/09/2021 14:25:58

Inscrições

As inscrições iniciam no dia 17 de fevereiro e vão até o dia 12 de março, no site: suplementaresnegros2021.ufsc.br

Essa informação foi útil?

Não. A inscrição será gratuita.

Essa informação foi útil?

Os candidatos que realizaram o ENEM 2020 e uma das edições do ENEM de 2018 ou 2019, poderão informar o número da inscrição do “ENEM ANTERIOR” e o número da inscrição do “ENEM ATUAL”. Caso o candidato informe sua participação em mais de uma edição do ENEM, será considerada a edição em que ele obteve maior pontuação

Essa informação foi útil?

Informações Gerais

Serão oferecidas 2 (duas) vagas por curso, distribuídas uma em cada semestre letivo de 2021.

Essa informação foi útil?

Sim, poderão se inscrever neste processo seletivo, candidatos pertencentes ao grupo étnico-racial negro (pretos e pardos), oriundos de qualquer percurso escolar (tanto escola pública ou privada).

Essa informação foi útil?

Poderão concorrer às vagas, candidatos que tenham participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos 2018, 2019 e 2020, e que tenham obtido a pontuação mínima especificada no item 3.2. do edital, disponível no link abaixo:

https://suplementaresnegros2021.ufsc.br/editais-e-resolucoes/

Essa informação foi útil?

Sim, os pesos adotados para o cálculo da Nota Final do ENEM, por disciplina, são:

I – 1,5 para a disciplina Redação;

II – 1,0 para cada uma das demais disciplinas.

Essa informação foi útil?

Estas vagas serão prioritárias para candidatos surdos. Candidatos ouvintes poderão concorrer, mas só serão classificados se as vagas não forem preenchidas por candidatos surdos. 

Essa informação foi útil?

Aos candidatos classificados, será exigido, no ato da matrícula, a autodeclaração de sua condição étnico-racial e, imediatamente após a matrícula, a validação da autodeclaração por Comissão de Validação da Autodeclaração Étnico-racial, nomeada pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD).

Para que a autodeclaração étnico-racial seja validada, os candidatos autodeclarados pretos ou pardos devem possuir aspectos fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro.

Dúvidas sobre esta comprovação, pode entrar em contato pelo e-mail: saad@contato.ufsc.br

Essa informação foi útil?

Confirmação Preliminar e Resultado Final

Todo candidato inscrito terá acesso à Confirmação de Inscrição Preliminar, contendo os dados informados, a partir de 5 de abril de 2021, no site: suplementaresnegros2021.ufsc.br, através do link: Confirmação de Inscrição Preliminar”.

Durante este período, é importante que o candidato confira a sua inscrição e caso encontre alguma informação errada, poderá corrigi-la diretamente no site suplementaresnegros2021.ufsc.br, através do link “Correção de Dados da Inscrição”, até 12 de abril de 2021.

 Após 12 de abril de 2021, as informações prestadas serão consideradas definitivas.

Essa informação foi útil?

Na Confirmação de Inscrição Definitiva constará a Nota Final calculada, com a qual o candidato concorrerá às vagas no Processo Seletivo.

A Confirmação de Inscrição Definitiva será disponibilizada no site: suplementaresnegros2021.ufsc.br a partir de 22 de abril de 2021.

Caso não concorde com a sua Nota Final, calculada a partir da nota do ENEM, ou com o indeferimento de sua inscrição, o candidato poderá interpor recurso à COPERVE/UFSC até as 18h do dia 23 de abril de 2021, conforme procedimentos especificados no item 5. do edital.

Essa informação foi útil?

O resultado será publicado no site do Processo Seletivo a partir de 20 de maio de 2021, desde que o INEP já tenha disponibilizado oficialmente para a UFSC os resultados do ENEM 2020 antes dessa data.

Essa informação foi útil?