Perguntas Frequentes

Última atualização em 05/12/2021 18:51:52

Inscrições

Poderão se candidatar ao Curso de Letras Libras (Bacharelado e Licenciatura) na modalidade presencial (Libras – presencial) os candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente, até a data de matrícula na UFSC. 

Essa informação foi útil?

As inscrições estarão abertas no período de 22 de março a 9 de abril de 2021.

Essa informação foi útil?

A inscrição ao Processo Seletivo UFSC/2021 - Letras Libras será gratuita e realizada somente via internet.

Essa informação foi útil?

No período de 22 de março a 9 de abril, o candidato deverá acessar o site processoseletivolibras2021.ufsc.br. Ele deve preencher integralmente o Requerimento de Inscrição e enviá-lo (via internet - clicando no botão “Enviar”) para a COPERVE/UFSC até às 23h59min do dia 09 de abril de 2021.

Essa informação foi útil?

Sim, 50% das vagas são destinadas ao Programa de Ações Afirmativas – PAA. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por participar ou não do PAA.

Essa informação foi útil?

Durante o período de inscrição, o candidato pode acessar seu dados. Basta entrar novamente, como se estivesse realizando uma nova inscrição e terá acesso aos dados cadastrados. Neste período, poderá editar todas as informações que desejar.

Após o período de inscrição, todo candidato que tiver sua inscrição efetuada terá acesso à sua Confirmação de Inscrição Preliminar, a partir do dia 13 de abril de 2021, no site processoseletivolibras2021.ufsc.br, link “Confirmação de Inscrição Preliminar”, para conferência de seus dados.

Essa informação foi útil?

Detectada alguma informação incorreta nos dados constantes da sua Confirmação de Inscrição Preliminar, o candidato deverá corrigi-la diretamente no sistema disponível no site processoseletivolibras2021.ufsc.br, link “Correção de Dados da Inscrição”, até o dia 19 de abril de 2021

Essa informação foi útil?

O candidato deve acessar o site processoseletivolibras2021.ufsc.br a partir do dia 29 de abril de 2021.

Essa informação foi útil?

O processo seletivo UFSC/2021 - Letras Libras é válido somente para o primeiro semestre de 2021.

Essa informação foi útil?

Para concorrer ao Processo Seletivo UFSC/2021 - Letras Libras o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula na UFSC.

Essa informação foi útil?

A comprovação é solicitada somente no momento da matrícula. Todas as instruções e datas para se apresentarem às comissões de avaliação estarão disponíveis na Portaria de Matrícula, que será publicada posteriormente no site do Departamento de Administração Escolar – DAE: www.dae.ufsc.br.  

Essa informação foi útil?

Matrícula UFSC

Os candidatos classificados deverão efetuar suas matrículas de acordo com datas, locais, procedimentos e normas constantes em Portaria de Matrículas que será publicada posteriormente no site do Departamento de Administração Escolar – DAE: www.dae.ufsc.br.

Essa informação foi útil?

Informações Gerais

Este processo seletivo contará com uma prova presencial que será realizada no dia 23 de maio de 2021 em uma única etapa.

Essa informação foi útil?

O candidato deve informar sua condição auditiva no momento da inscrição.

Essa informação foi útil?

O candidato deve solicitar no Requerimento da Inscrição e comprovar sua necessidade por meio de laudo médico legível, emitido no prazo de 12 meses anteriores à data de abertura das inscrições, este laudo deve conter:

a) nome completo do candidato;

 b) descrição clínica da deficiência, com o tipo e grau da deficiência, conforme Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999; 

c) código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) em vigência;  

d) identificação (nome completo, especialidade e Registro do Conselho Profissional) e assinatura do médico.  

Essa informação foi útil?

O candidato portador do transtorno do espectro autista (TEA), com deficiência intelectual, com deficiência sensorial ou com quaisquer outras deficiências que o impeça de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, poderá solicitar a dispensa do uso da mesma desde que apresente declaração médica específica (laudo emitido dentro do período de dezoito meses), no dia da realização da prova. O mesmo fará a prova em área isolada.

Essa informação foi útil?

Provas

A prova será aplicada no dia 23 de maio de 2021, em uma única etapa.

Essa informação foi útil?

O conteúdo programático está disponível no site: processoseletivolibras2021.ufsc.br

Essa informação foi útil?

A prova será aplicada no Campus da UFSC, no bairro da Trindade.

Essa informação foi útil?

Para adentrar ao local de provas o candidato terá a temperatura aferida. Em caso de temperatura acima de 37,5 ºC o candidato será encaminhado para o serviço de saúde para avaliação e realização da prova em isolamento.

Lembrando que o candidato deverá utilizar durante todo o tempo a máscara facial, que cubra o nariz e a boca. Nos casos em que o candidato necessite de leitura labial, será permitido o uso de máscara adequada que permita tal procedimento.

Além disso, deverá levar seus materiais individuais (máscaras, lápis, caneta, álcool em gel e água).

Essa informação foi útil?

A prova iniciará às 14h 00min e terá duração total de 4 (quatro) horas. No entanto, os portões abrem às 12h 30min e fecham às 13h 45min. Após às 13h 45min, os candidatos não podem mais entrar no local de prova.

Essa informação foi útil?

Não será necessário solicitar um intérprete, pois essa condição será oferecida a todos os candidatos.

Essa informação foi útil?

Sairá no dia 22 de abril de 2021 no site da inscrição.

Essa informação foi útil?

Caso não concorde com o indeferimento ou deferimento parcial das condições especiais, o candidato poderá interpor recurso à COPERVE/UFSC até às 18 horas do dia 23 de abril de 2021, conforme procedimentos especificados no item 10 do edital.

Essa informação foi útil?