Perguntas Frequentes

Última atualização em 20/09/2021 13:46:54

Inscrições

As inscrições iniciam no dia 17 de fevereiro e vão até o dia 12 de março no site: suplementares2021.ufsc.br

Essa informação foi útil?

Você deve acessar o site: suplementares2021.ufsc.br, no período de 17 de fevereiro de 2021 a 12 de março de 2021, preencher o Requerimento de Inscrição e anexar os documentos comprobatórios do seu histórico escolar.

Essa informação foi útil?

- Diploma, certificado de conclusão do Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente) ou declaração da escola emitida pela autoridade escolar, com identificação e assinatura (secretaria ou direção), com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso, que comprove sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos estados da federação, Gerência Regional de Educação).

- Histórico escolar do Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente) ou declaração contendo o histórico escolar emitida pela autoridade escolar, com identificação e assinatura (secretaria ou direção), com indicação do ato legal que reconheceu ou autorizou o funcionamento do curso, que comprove sua regularidade nos órgãos fiscalizadores de cada estado (Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias de Educação dos estados da federação, Gerência Regional de Educação).

Essa informação foi útil?

Não será cobrada. A inscrição para o Processo Seletivo Suplementares Indígenas e Quilombolas 2021.1 é gratuita.

Essa informação foi útil?

Informações Gerais

Poderão concorrer neste processo seletivo candidatos pertencentes aos povos indígenas residentes no território nacional e em territórios transfronteiriços, e candidatos pertencentes às comunidades quilombolas, oriundos de qualquer percurso escolar (tanto escola pública, quanto escola privada) e que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente até a data de matrícula na UFSC

Essa informação foi útil?

Serão oferecidas 22 (vinte e duas) vagas suplementares para indígenas e 9 (nove) vagas suplementares para quilombolas, preenchidas de acordo com a classificação geral desses candidatos, observado o limite máximo de 3 (três) vagas por curso.

Essa informação foi útil?

O processo seletivo ocorrerá mediante a análise do histórico escolar do Ensino Médio.

Caso o candidato tenha concluído o Ensino Médio através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a média será calculada com base nas notas obtidas em cada disciplina e convertida para a base decimal. 

Essa informação foi útil?

Caso o sistema de avaliação utilizado pela escola seja diferente do decimal ou centesimal, o candidato deverá encaminhar declaração da escola contendo a correlação do sistema utilizado com o sistema decimal. A declaração deverá conter uma tabela indicando, para cada nota utilizada pela escola, a respectiva nota transformada para a escala decimal. . Será considerada válida a declaração que contenha a identificação e a assinatura da autoridade escolar responsável pela emissão desse documento no âmbito da escola (secretaria ou direção).

Essa informação foi útil?

Estas vagas serão prioritárias para candidatos surdos. Candidatos ouvintes poderão concorrer, mas só serão classificados se as vagas não forem preenchidas por candidatos surdos.

Essa informação foi útil?

Confirmação Preliminar e Resultado Final

A Confirmação Preliminar é o período para os candidatos poderem conferir todos os dados de sua inscrição e, se precisarem, podem fazer as alterações no período de 5 de abril até 12 de abril de 2021.

Essa informação foi útil?

Na Confirmação de Inscrição Definitiva constará a Nota Final calculada, com a qual o candidato concorrerá às vagas no processo seletivo.

Essa informação foi útil?

O resultado será divulgado a partir de 20 de maio de 2021 no site deste processo seletivo.

Essa informação foi útil?